Não deixe de fazer sua defesa
em Busca e Apreensão
A ausência de defesa em um processo de busca e apreensão de veículos pode gerar diversas consequências negativas para o proprietário do bem.
Primeiramente, ao não se manifestar ou se defender no processo, abre-se uma margem para que a decisão judicial seja proferida a favor do banco com os pedidos mesmo que absurdos, que ele fez dentro do processo além da apreensão do veículo.
Além disso, a falta de defesa impede que o devedor apresente possíveis argumentos que possam justificar a manutenção do veículo em seu poder, como, por exemplo, a existência de vícios no contrato ou situações excepcionais que possam ter impedido o cumprimento das obrigações.
Sem uma argumentação formal, a chance de revisão do pedido de busca e apreensão diminui consideravelmente.
Outra consequência importante é o aumento do risco de perdas financeiras. O veículo apreendido pode ser leiloado, e o proprietário pode não conseguir recuperar o valor integral do bem. Além disso, mesmo leiloando o veículo, a dívida não será quitada e este processo se transforma em uma Execução de Título Extrajudicial, que, a partir daí, começa o bloqueio de contas bancárias, penhora de bens móveis e imóveis, além de sofrer danos ao seu histórico de crédito, o que dificulta a obtenção de financiamentos no futuro.
Ademais, a falta de defesa pode ser interpretada como uma aceitação tácita da dívida e da legalidade do procedimento, o que pode ser utilizado contra o devedor em instâncias posteriores.
Portanto, a ausência de uma atuação jurídica em um processo de busca e apreensão coloca o proprietário do veículo em uma posição de vulnerabilidade, comprometendo seus direitos e bens.
Não perca tempo, fale com nosso time de especialistas, analise seu caso e veja as possibilidades (que podem ser grandes) de anular a busca e apreensão e preservar seu veículo com você.